Pular para o conteúdo

Irmãs Nova Jerusalém

"A entrega total e incondicional de si supõe a convicção básica de que Deus está agindo" (Pe. Caetano).


Quem somos

Somos uma comunidade de religiosas, cujo fundador é Padre Caetano Minette de Tillesse, ex-monge belga, o qual nos legou um grande amor pela Bíblia; e co-fundadora, irmã Maria dos Anjos, que dedicou sua vida à formação das religiosas do Instituto.
Desde o começo, este Instituto Religioso se caracterizou pelo título “Nova Jerusalém”, querendo se tornar irradiação da nova Cidade de Deus, que desce do céu, de junto de Deus, para se manifestar no meio dos homens em processo de universalização (Ap 21,2; Is 2,1-4; 60,1). É a cidade-fermento, epifania e liturgia de uma nova evangelização, animada por uma permanente vivência aprofundada da Bíblia, palavra sempre viva e ativa do Senhor Jesus ressuscitado.

A vocação Nova Jerusalém

As irmãs Ana Alencar e Rita Paixão partilham um pouco sobre a vocação Nova Jerusalém, seu fundador e co-fundadora.

Carisma

O carisma do Instituto Religioso Nova Jerusalém é a Sagrada Escritura, sua leitura, estudo, contemplação e pastoral. A Bíblia, entregue à Igreja, como dom precioso e talento a valorizar, não é apenas palavra, mas ação criadora e salvadora (1Ts 2,13; Is 55,10-11), liturgia do ser humano e do universo. Por isso, o Instituto Religioso Nova Jerusalém acredita encontrar na Bíblia a resposta adequada para a nova evangelização do mundo.

Missão

A missão do Instituto Religioso Nova Jerusalém, na Igreja, é evangelizar a partir da Bíblia; difundir uma visão encarnada da Palavra de Deus entre sábios e simples, identificando-se mais e mais com o Evangelho proclamado, testemunhando na vida o que anuncia por palavras.

giphy

Estratégia

Formação bíblica de sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e agentes de pastorais em vários níveis, preparando um número expressivo de bons professores de Bíblia, para os Seminários, Escolas de Teologia e Catequese, bem como agentes de pastorais preparados por uma sólida formação bíblica.

Nosso símbolo

A Menorá, candelabro de sete braços, símbolo do Templo de Jerusalém e do Judaísmo (Ex 25,32-40; Zc 4,1-14), foi escolhida como símbolo do Instituto Religioso Nova Jerusalém.

Composta da haste central e de três galhos laterais de ambos os lados, representa a árvore da vida e também a fonte da luz que ilumina o mundo (Shequiná, Seder pascal). 

A Comunidade das Religiosas acrescentou um arco apontando para baixo formando um peixe para representar a vida nova em Cristo Ressuscitado que recebemos pelo sacramento do batismo. E, grafado abaixo, a inscrição em hebraico do nome “Jerusalém”.

Tripé fundamental

giphy

Contemplação

A oração é a seiva vital do Instituto Religioso Nova Jerusalém, sem a qual ele não tem razão de ser. Por isso, é essencial para a nossa vocação o contato íntimo e profundo com Jesus Vivo e Ressuscitado através da oração contemplativa (Ef 6,18). Só partindo dessa experiência mística, somos capazes de responder aos desafios do mundo hodierno.

Estudo

Diversas situações do mundo atual, cada vez mais, desafiam a fé cristã. Para responder aos questionamentos de nossa época acreditamos encontrar na Bíblia, fundamento de nossa fé, uma palavra norteadora de Deus para a humanidade. Por isso somos chamadas a estudá-la profundamente a fim de que se conheça o plano divino da salvação, o qual é boa notícia para todos.


Missão

Tendo em vista o mandato missionário do Senhor Jesus, a Nova Jerusalém existe para evangelizar a partir da Palavra de Deus, atuando em diversos campos, como pastorais, cursos bíblicos, seminários, faculdades. Nosso objetivo é difundir uma visão encarnada da Palavra de Deus entre sábios e simples, testemunhando na vida o que anuncia por palavras.

Crucifixo de Tancremont

O crucifixo belga chamado «Vieux Bon Dieu» (Velho Bom Deus) de Tancremont caracteriza o Cristo crucificado e ressuscitado, vestido com a túnica sacerdotal e com uma coroa real. O Cristo vivo de braços abertos na cruz denota seu sacerdócio, ele é o mediador. O corpo de homem e mulher significa que Cristo é o novo Adão, ou seja, a nova humanidade exaltada junto ao Pai Criador. Cristo representa a humanidade integral, sem nenhuma distinção. 

Testemunhos

Em 1996 algumas pessoas chegaram a Belo Horizonte, e logo a seguir na paróquia que frequentava. Era um grupo de cearenses, idades variadas ...
O Instituto Religioso Nova Jerusalém se constitui em uma grande bênção para a Igreja por seu carisma de estudar e difundir a Palavra de Deus. Conheço o Instituto desde ...
O fundador do Instituto Religioso Nova Jerusalém – IRNJ, Padre Caetano Minette de Tillesse, relatou em diversas ocasiões, que o IRNJ surgiu para atender a alguns jovens, que inquietos ao chamado de Deus, precisavam discernir suas vocações ...
Margarida Maria de Souza
Paróquia Cristo Redentor
Sou membro da Paróquia de Cristo Redentor, conheci o Instituto Nova Jerusalém no ano 1983, quando após a minha primeira Eucaristia, iniciei na comunidade de Arpoadores, chamada antigamente de zona de Arpoadores ...
Julio César
Paróquia Cristo Redentor